top of page

Conheça Fernanda Young a partir de três momentos da sua carreira literária

Conheça Fernanda Young a partir de três momentos da sua carreira literária


Brenda Ribeiro, Cristiane Menezes e Olga Constância.

Há um ano, o mundo ficava mais triste. Morria a versátil e sempre jovem, Fernanda Young, aos 49 anos, mãe de quatro filhos e personalidade contemporânea de grandes contribuições para a cena artística brasileira. Atriz, escritora, produtora, roteirista e apresentadora de tv, Fernanda Young dizia que o “riso é libertador, terapêutico e generoso”. Em sua trajetória na literatura, escreveu 15 livros, sendo um deles publicado postumamente. Confira abaixo uma seleção de três publicações literárias que atravessam momentos importantes da carreira de Young:

Vergonha dos Pés (1996)


ree
Capa da edição de Vergonha dos pés publicada pela editora Rocco. Ano da reedição: 2011. Foto: Divulgação

“...Os pés podem contar muito sobre uma pessoa… Pensar nos próprios pés e nos pés de toda humanidade.”

Primeira obra da autora, publicada pela editora Objetiva em 1996, soma mais de 15 edições e uma adaptação para o teatro. A personagem principal é a sonhadora Ana, uma menina-mulher solitária que cursa Letras, mas se vê incrivelmente entediada no mundo universitário. Ao abandonar a faculdade para se dedicar ao seu primeiro livro, Ana narra suas inventivas histórias com um olhar crítico, intenso, analítico e observador, levando ao leitor drama e humor na medida certa. Sempre com entonações sarcásticas, a protagonista remete à jovem Young que, atravessada por uma depressão incompreendida, se vê perdida no excesso de criatividade. Vê poesia até mesmo no mais concreto do mundo. O livro é divertido e mexe com a imaginação do leitor que é surpreendido com as viagens dos pensamentos de Ana que retratam, às vezes, suas diversas personalidades; as histórias da jovem escritora jamais chegam aos papéis. Assim como Ana, Fernanda Young também abandonou diversas faculdades, o que não foi empecilho para se tornar um dos maiores nomes da cultura brasileira.

Dores do amor romântico (2005)


ree
Capa da edição de Dores do amor romântico publicada pela editora Rocco. Ano da reedição: 2011. Foto: Divulgação

Publicado em 2005 pela editora Ediouro, foi o primeiro livro de poesias escrito por Fernanda Young. Os poemas presentes na obra são de diferentes momentos de sua vida, alguns da década de 80, outros dos anos 2000. A coletânea proporcionou a junção de todas as poesias da autora. Algumas dessas produções são dedicadas a “A.M.” que remete às iniciais de seu então marido, “Alexandre Machado”. A obra traz algo bem confessional, em que a autora não se sente coagida em se abrir, expondo sentimentos reais já vividos em relacionamentos passados e presentes. Fernanda é bem verdadeira e mostra para os seus leitores que todos enfrentam problemas – isso não é um mal – e que ninguém nunca está sozinho em uma situação. Em alguns de seus poemas, ela faz justamente esses relatos, em que ressalta a melancolia vivida no tempo de hoje e aponta que o dever de sempre estar bem, não é de fato uma obrigação.

Pós-F: para além do masculino e feminino (2018)


ree
Capa do livro Pós-F: Para além do masculino e feminino publicado originalmente pela editora LeYa. Ano: 2018. Foto: Divulgação

Publicado em 2018 pela editora LeYa, foi contemplado pelo prêmio Jabuti 2019, na categoria de crônicas, recebendo um troféu póstumo pela obra. O livro, sendo o último publicado em vida pela escritora e roteirista, insere-se no debate sobre o que é ser homem e ser mulher na contemporaneidade. Além disso, revela as percepções da autora diante das causas feministas, da liberdade e dos papéis de gênero. Young apresenta, por meio de crônicas que remontam textos autobiográficos, reflexões que levam o leitor a pensar sobre o “Pós-F”: pós-feminismo e o pós-Fernanda Young, propondo uma abordagem que correlaciona o humor, o poético e o empírico. Em sua obra premiada, a autora também enfatiza a importância da aliança entre homens e mulheres para a conquista de uma sociedade igualitária.

Comentários


Seja um inscrito do Matraca e não perca nada do nosso blog

Agora você é um assinante do Matraca!

© 2020 by GoJorn.

bottom of page