top of page

20° edição do Festival Mundial do Circo tem programação totalmente online

Após hiato em 2020 em razão da pandemia, o evento ocorre em 2021 através de plataformas digitais


Matéria de Sanny Cunha e Talita Dias


A 20° edição do Festival Mundial do Circo, organizado pela produtora Agentz, deve ocorrer ainda neste primeiro semestre do ano. O evento é realizado anualmente desde 2001, o que foi interrompido no último ano devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19). A programação do festival será toda online e gratuita através da plataforma própria na internet e a equipe organizadora investe no lúdico digital para aproximar o público. A data do evento deve ser divulgada em breve no site e nas redes sociais do evento.


Cerca de 50 artistas se apresentarão de forma remota. A organização do evento fez convites diretos a alguns artistas participantes assíduos, mas também divulgou edital para adesão de novos artistas que passaram por uma curadoria. A seleção ocorreu entre os dias 19 de janeiro e 05 de fevereiro. Artistas brasileiros e internacionais se adaptaram a uma outra realidade de apresentação que dialoga com a linguagem do audiovisual a fim de tornar viável a execução do evento.


A coordenadora geral do festival, Fernanda Alvares Vidigal, conta: “no começo (2020) ficamos bastante perdidas sem saber como realizar o evento. No final de 2020 convidamos alguns artistas de BH que acompanham o festival há bastante tempo para colaborarem na criação do festival online. Depois de alguns encontros com pessoas da área do audiovisual, chegamos a um formato possível”.


Assim, a produção que antes tinha como palco a capital mineira e cidades do seu interior, agora expande seu público no universo online. A expectativa dos organizadores do evento é que eles consigam despertar a atenção do público e gerar aquele “‘frio na barriga’ ao ver um trapezista ou dar ‘aquela gargalhada’ em um número cômico”, comenta a coordenadora geral.


Fernanda ainda ressalta que “outra diferença é transportar a ‘Cidade do Circo’ – espaço que criamos muitas vezes de forma presencial que reúne em um único lugar grande parte da programação – para o virtual. Nesse sentido, o espectador não encontrará em nossa plataforma o layout que está no site hoje e sim espaços de diversas lonas que irão abrigar a programação. Convidamos o ilustrador Conrado Almada para desenhar essa ‘cidade do circo’ e criar um espaço lúdico e interativo”.


O Festival acontece com apoio da CNH Industrial (por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura), Rede Materdei (por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura) e também conta com recursos da Lei emergencial, Aldir Blanc.


Toda a programação do evento estará disponível em breve no site <www.festivalmundialdecirco.com.br>.

Arquivos retirados da página do Facebook do evento (< https://www.facebook.com/Festivalmundialdecirco/?ref=page_internal >) 20 de agosto de 2018 / 14 de agosto de 2018 / 4 de junho de 2019 / 11 de novembro de 2020

 
 
 

Comentários


Seja um inscrito do Matraca e não perca nada do nosso blog

Agora você é um assinante do Matraca!

© 2020 by GoJorn.

bottom of page