Campanha “a verdade nua”: RSF lança campanha pela defesa do direito à informação confiável
- Redação do Matraca
- 24 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
A campanha foi produzida em parceria com a agência francesa BETC Paris e está disponível em 4 idiomas.
Ana Clara Libório

A organização não governamental internacional Repórteres sem Fronteira lançou em fevereiro deste ano uma campanha em defesa do direito a informação confiável no Brasil durante o período de pandemia de covid-19.
O principal objetivo é mostrar a importância de relatar os fatos e informar a sociedade a dura realidade da atual crise sanitária. Desde a sua eleição em 2018, o então presidente Jair Bolsonaro utiliza de insultos e difamações para descredibilizar as informações que o convém.
Desde o começo da pandemia, em março de 2020, Bolsonaro constantemente descredibiliza informações necessárias para a prevenção da doença como o uso de mascaras, o qual o próprio não utiliza. Além de propagar discursos como “É só uma gripezinha” em um cenário com mais de 200 mil pessoas mortas.
A campanha tem como crítica o presidente Bolsonaro completamente nu, coberto apenas por uma placa que informa o número de mortes causados pelo covid-19 e o número de casos confirmados no Brasil.
Em uma matéria do site da organização RSF, o secretário-Geral da RSF, Christophe Deloire se pronunciou sobre a campanha.
"Essa campanha propositalmente chocante visa despertar as consciências a reagirem aos ataques permanentes do sistema Bolsonaro contra a imprensa, afirmou Christophe. Os ataques não são apenas moralmente intoleráveis, mas também perigosos para a população brasileira que se vê privada de informações vitais sobre a pandemia. O trabalho dos jornalistas é fundamental para relatar os fatos e informar as pessoas sobre a realidade da crise sanitária. Mais do que nunca, o direito à informação, intimamente ligado ao direito à saúde, deve ser defendido no Brasil.”
Comentários