Comunicação e serviço social
- Redação do Matraca
- 23 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
Uma análise sobre a comunicação no exercício profissional do assistente social
Francislaine Santos

Na conjuntura atual somos constantemente influenciados pelas notícias e informações, é tanta informação que acaba por se tornar uma desinformação já que na grande maioria não se tem uma averiguação crítica dos dados. Além disso, deve-se considerar que os avanços dos meios de comunicação, principalmente no setor da informática, ocupou um lugar estratégico perante a sociedade e, principalmente no cotidiano dos indivíduos.
Com isso, para o Serviço Social, esse fator se torna interessante, pois o cotidiano da sua prática profissional, ele trabalha diretamente com os sujeitos sociais que estão inseridos em um contexto social de negação de direitos e de suporte social. O profissional possui então os instrumentos acerca da realidade social, de sua reflexão sobre o cotidiano, viabilizando assim o acesso à informação perante seu usuário.
Garantir o acesso a informação, principalmente a socialização da informação requer a democratização da comunicação. Pensando no Serviço Social como profissão, a questão social é seu objeto de trabalho e a informação correta torna-se uma importante ferramenta para sua atuação, e consequentemente um empoderamento político e social. Logo, o assistente social, em seu exercício profissional, precisa estar atento na compreensão da importância da comunicação como um direito humano e ser o porta voz de seu usuário.
Comentários