top of page

Estratégias comerciais que movimentam o dia internacional da mulher

Atualizado: 29 de mar. de 2021

Júlia Mendonça, Paula Alana, Roberta Carvalho e Vitória Vilaverde



Que dia 8 de março é comemorado o dia internacional da mulher, muita gente já sabe. Mas a grande dúvida gira em torno do motivo que originou a data. Há várias explicações e deduções, muitas outras lutas fortaleceram sua criação, mas foi em 1917, durante a primeira guerra mundial, que mulheres russas foram as ruas para reivindicar melhores condições de vida e trabalho. O acontecimento ficou conhecido por "Pão e Paz" e reuniu mais de 90 mil russas. A data, no entanto, só foi oficializada 4 anos depois, em 1921.


Apesar disso, por muito tempo a celebração foi deixada de lado, mas retornou com o forte movimento feminista consolidado nos anos 60. Mesmo já existente a Organização das Nações Unidas também levou tempo para reconhecer o dia, fato que aconteceu apenas em 1975.


ree
Foto/Reprodução: mundomarketing.com.br

Atualmente a data já é certa no nosso calendário e continua servindo como reflexão e conscientização, mas também é pretexto para promover vendas e fazer o capital girar. Presenteie sua mãe, namorada, colega de trabalho. Crie cupons de desconto, promova interações nas redes, libere frete grátis. As estratégias são infinitas. A data não foi criada pelo comércio como tantas outras, mas não deixa de ser motivo para movimenta-lo.


Em uma pesquisa rápida no Google você vai encontrar um leque amplo de dicas para promover vendas durante o dia e usar das redes sociais como grandes aliadas neste processo. Pode estar longe de ser a campeã de lucros, mas a comemoração marca presença no calendário de marketing de boa parte do mercado.


Agora, felizmente, as marcas vêm apostando mais em comunicação inclusiva com transmissão de valores como determinação e força feminina. As campanhas também levantam questão de sororidade e a importância em valorizar a luta da mulher. No entanto, ainda é possível encontrar quem se promova pelo mínimo e consiga divulgação gratuita por discursos baratos.


ree
Foto/Reprodução: mundomarketing.com.br

Uma boa publicidade é sim, atraente aos olhos, contudo o desafio interminável de ser mulher vai além da comemoração simbólica no dia 8 e das campanhas desenvolvidas. A apropriação desvirtua o propósito principal, portanto, reflita e não se limite a data e suas homenagens triviais, celebre a luta e a igualdade que o movimento busca defender.

 
 
 

Comentários


Seja um inscrito do Matraca e não perca nada do nosso blog

Agora você é um assinante do Matraca!

© 2020 by GoJorn.

bottom of page