Prefeitura de Divinópolis amplia vacinação contra Covid-19
- Redação do Matraca
- 13 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Por Bárbara Machado Rocha, Douglas Keesen e Gustavo D’angelo
Após a vacinação de trabalhadores da saúde da linha de frente ao combate a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) decidiu, no dia 10/02, ampliar a vacinação para os idosos acima dos 90 anos e os demais profissionais da saúde. Idosos em instituições de longa permanência e pessoas a partir de 18 anos com deficiência em residências inclusivas também terão prioridade. O município dispõe atualmente de cerca de 1.300 doses disponíveis para essa nova etapa.
Com mudanças inesperadas e alterações quase diárias, o plano de vacinação do município se adequa às condições de cada momento e, principalmente, ao número de vacinas, enquanto se esforça para imunizar o maior número de pessoas..
Em nota, a Semusa comunicou que a vacinação de idosos contra a Covid-19 teria início assim que o Ministério da Saúde enviasse novas remessas da vacina. A ordem seguirá o que foi estabelecido pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI): primeiro pessoas acima de 90 anos; na sequência de 80 a 84 anos; 75 a 79 anos; 70 a 74 anos; 65 a 69 anos e, por último, 60 a 64 anos.
Na primeira fase do plano, os idosos acima de 90 anos começaram a ser vacinados na sexta-feira (12/02), de forma gradativa, em razão das doses da vacina disponíveis no município e seguiu na medida em que a cidade recebeu mais doses destinadas a este grupo. Já na última terça-feira (03/03), com o recebimento de 2.260 doses da vacina Astrazeneca, a Semusa informou que a vacinação de idosos de 85 a 87 anos começará na próxima quinta.
A vacinação ocorrerá em todas as unidades de saúde de Divinópolis por ordem alfabética.Os idosos devem procurar os locais de vacinação em dias e horários específicos, a fim evitar aglomerações. De 8h às 11h, poderão se vacinar os idosos cujos nomes começam com as letras A, B, C, D e E. De 13h às 16h serão imunizados os que têm F, G, H, I e J na primeira letra do nome.
Na sexta-feira, (05/03), de 8h às 11h, será a vez dos idosos cujos nomes começam com as letras K, L, M, N e O. De 13h às 16h, receberão a dose aqueles com nomes iniciados com as letras P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y e Z. Idosos acamados, entre 85 e 87 anos, serão vacinados mediante agendamento feito online através do site da prefeitura ou presencialmente, uma das unidades de saúde ou um dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do município.
Para a vacinação, o idoso deve ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) em que já está cadastrado munido de carteira de identidade ou documento oficial com foto e o cartão do SUS. É fundamental que cada um se dirija à unidade em que já é atendido, uma vez que cada unidade recebe uma quantidade de doses equivalente ao número de idosos que possui.
Aqueles que se enquadram no grupo de vacinação, mas não têm cadastro na UBS, devem, primeiro, ir até à unidade mais próxima de sua residência. Idosos acamados não cadastradospodem realizar o procedimento por um familiar e devem, também, solicitar a vacinação em casa.
Comentários